Desenvolvimento infantil e desmame precoce

Desenvolvimento do bebê

A fase de crescimento, ou seja, o desenvolvimento infantil é o momento de descobertas, aperfeiçoamentos e incríveis novidades não só para a família do bebê, mas para ele principalmente.
Novidades que se iniciam logo ao nascer, passou em torno de 40 semanas num ambiente escuro, aquoso e apertado, porém extremamente aconchegante e seguro.

Ao nascer, há muita luz, seco, frio e com ruídos e cheiros diferentes e intensos.

Adaptações ao novo ambiente

Entre tantas novidades suas habilidades visuais, auditivas, motoras, neurológicas vão se adaptando e desenvolvendo com picos que acontecem em torno de 15 dias, 45 dias, 3 meses, 4 meses e meio, 6 meses e assim sucessivamente conforme o crescimento.
Cada bebê é um e, assim como nós, possuem suas particularidades, porém todos enfrentam os picos de desenvolvimento e consequentes reflexos no comportamento, por exemplo, alterações no padrão do sono, no padrão de mamada e atitudes.

De repente, seu bebê passa a querer ficar mais tempo no colo, sugar a todo momento e você pensa que houve um regresso, que está fazendo algo de errado ou que seu filho não está bem, tranquilize-se! Houve um salto de desenvolvimento em que o bebê ainda não sabe como adaptar-se a nova realidade, então ele retorna ao padrão seguro e conhecido, o colo e carinho da mãe.

O primeiro desmame

É nesse período em que ocorre o risco do primeiro desmame do bebê, a família não sabe o que está acontecendo e acredita que o leite materno não está sendo suficiente (a primeira coisa que vem a cabeça, com tantos choros e comportamentos diferentes, é fome).
A duração desses comportamentos são variáveis, porém quanto mais aconchego e tranquilidade mais rápido o bebê volta a rotina. Quando nós ficamos ansiosos, enfrentamos situações novas e desafiadoras também mudamos nosso comportamento e agimos melhor quanto temos o apoio e o carinho daqueles que amamos.

Vínculo mãe-bebê

Portanto, converse com seu bebê, ouçam música, usufruam de um banho juntos no chuveiro, realize um banho de balde, brinque com ele, leia para ele. Realize atividades que estimulem o desenvolvimento psíquico do seu filho. Esses picos acontecerão até a adolescência, então prepare-se e tenha paciência.
Confie na sua intuição, dê amor e carinho, vocês estão evoluindo juntos!

Deixe seu Comentário

comentários