O mito

Muitas mulheres me perguntam se terão problema para amamentar com o retorno à atividade física, visto que já ouviram falar ou souberam de pessoas que tiveram a produção diminuída.
Pois bem, depende…essa é minha melhor resposta.

Então vamos por partes:
1) qual é o tipo de atividade física que você quer voltar a fazer? Sim, voltar é mais fácil para quem já era habituada, mas nada impede que você comece, contudo terá que ser ainda mais lento do que aqueles programas de adaptações básicos de academias!
O tipo de atividade física é importante por 2 motivos: primeiro o seu organismos agora é outro, segundo a atividade não pode ser extremamente exaustiva.

2) a sua alimentação está adequada para amamentar e praticar atividade física? Você precisa levar em consideração o gasto energético que tem ao produzir leite (700 a 1200 cal/dia) e somar o gasto energético da sua atividade física para repor adequadamente os nutrientes necessário para ambas as atividades (amamentar e exercitar-se).

3) a sua hidratação está adequada? Está lembrando que sua produção láctea também depende da hidratação e com a atividade física você precisa hidratar-se mais?

A verdade

A atividade física não é a vilã da amamentação, não é culpa dos exercícios físicos que a sua produção de leite tenha diminuído.
A culpa é do descuido com a alimentação, hidratação e excesso de exercício, pois o excesso ou as atividades muito exaustivas produzem ácido láctico que fica presente além dos músculos no leite materno, alterando o seu sabor adocicado para um sabor mais azedo, dessa forma ele recusa o peito, isso significa que ele suga menos e consequentemente a sua produção diminui.
Essa produção diminuída, sem a hidratação adequada e sem os nutrientes necessários prejudicam definitivamente a sua produção e você acaba culpando os exercícios.
Uma boa dica para garantir que o ácido láctico não te prejudicará é amamentar sempre antes de malhar, pois ele demora em torno de 1 hora para ser excretado do corpo humano.

Então, agora eu respondo novamente a pergunta se os exercícios físicos secarão o seu leite: não, desde que você saiba o que precisa fazer para garantir a manutenção da sua produção.

Deixe seu Comentário

comentários