Pedi que a Camila Baldez, nutricionista, responsável pelo Programa Baby NutriChef (Consultoria nutricional na sua casa), fizesse alguns módulos para o blog falando sobre a introdução alimentar dos bebês, e assim ela fez com muito amor e carinho. Iniciamos nosso papo com os grupos alimentares existes no mercado atual para depois falarmos como prepará-los e ofertá-los!

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

A introdução alimentar é uma ótima oportunidade para melhorar o hábito alimentar de toda a família.

Sim, seu bebê será o grande responsável por essa mudança!!!

A melhor forma de cuidar dessa fase então, é cozinhando!

Vamos iniciar essa conversa falando  um pouco sobre comida de verdade? Esse tema tem sido muito falado e fará parte das nossas conversas sobre alimentação infantil.

Temos hoje no mercado 4 grupos de alimentos:

1)In natura ou minimamente processados que são  os grãos, tubérculos, verduras, hortaliças, etc. São alimentos que precisam de preparação. E para esse processo precisamos do segundo grupo:

2)Ingredientes culinários: que são as Manteigas, óleos, sal e açúcar;

3)Processados: São as  variações industriais do que fazemos em casa. Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado;

4)Ultraprocessados: São aqueles alimentos que contém ingredientes que não temos em nossa cozinha. Ou seja, não possuem alimentos minimamente processados ou in natura ou quando tem, estão em proporção muito pequena. Resumindo, são produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial.

Sendo assim, uma alimentação balanceada  é uma alimentação variada. Terá na sua composição: alimentos in natura ou minimamente processados que serão transformados e processados com a adição de ingredientes culinários para compor um prato balanceado para os bebês e para a família como um todo.

O que muda neste início da introdução alimentar para a alimentação da família é apenas a textura.

Quanto mais colorido e variado este prato melhor para seu bebê!!!

Vamos brincar de criar? Vamos para a cozinha?

Querem saber mais? Entrem em contato com a Camila e marquem sua avaliação: nutricao@camilabaldez.com.br/
11-98326-6323.

Deixe seu Comentário

comentários