O que se vê por aí

Apesar de estarmos, teoricamente, em tempos modernos, ainda tenho encontrado muita resistência em relação a efetividade da amamentação (Por que tem sido tão difícil amamentar?) Que é obvio que vivemos em um sociedade imediatista e facilitadora isso é obvio, porém ainda há resquícios de “achismo”, sem basear-se em evidências científicas. Selecionei 5 dos principais exemplos do que tenho encontrado!

Relatos

1) Não se deve amamentar o bebê antes de 2 horas, pois ele tem cólicas com isso.
2) Estou usando o bico de silicone (intermediário), pois ele tira a dor.
3) Estou muito cansada oferecendo a mamadeira a cada 3 horas, não tem nada mais fácil?
4) Meu leite vai empedrar se eu não ordenhar toda hora.
5) Preciso ordenhar minha mama porque o colostro está em gotas.

Esclarecendo

1) O estômago do bebê ao nascer aceita de 20 a 30ml por mamada e a digestão completa do leite materno acontece em torno de 1 hora, ou seja, após 2 horas é natural que o bebê queira mamar novamente, inclusive em intervalos menores. As cólicas são decorrentes da imaturidade intestinal dos bebês.
2) Já fiz um vídeo esclarecendo essa dúvida sobre o bico de silicone (está no canal do YouTube), se o seio seio dói ao amamentar é porque a pega está errada! E se você coloca um intermediário nessa pega sem corrigí-la isso só vai piorar! Então vamos corrigir a pega, bico de silicone são utilizados em alguns casos como mamilos planos, porém depois que o bebê aprende a sugar são retirados.
3) Não! Não existe hoje no mercado nada mais fácil do que leite artificial e mamadeira!
4) O leite é produzido de acordo com a demanda do bebê, se ele mama efetivamente e bem seu leite será produzido para a necessidade dele. Exceto na descida do leite em que há um “bum” de vasodilatação e leite, sua mama fica pesada e você pode sentir um grande desconforto. Porém, ainda assim, em muitos casos não há a necessidade de ordenha, pois quanto mais leite é retirado, mais é fabricado!
5) O colostro não tem um super produção como o leite, e ao ordenhar a mama nos primeiros dias é isso mesmo que você verá: gotas! Acredite e confie no seu corpo!

Nem vou entrar no mérito da questão sobre leite fraco (QUE NÃO EXISTE, caso ainda tenham dúvidas), sobre alimentação: canjica, cerveja preta…tudo mito! As mulheres precisam sim alimentar-se adequadamente, porém alimentos de alto valor nutritivo, visto que gastam muita energia ao amamentar e produzir leite, então nada de dieta nesse período!
Comentei apenas alguns mitos que me chamaram atenção nesses últimos dias e como estamos na Semana Mundial de Amamentação, nada melhor do que esclarecer! Mas se você ainda tem alguma dúvida, escreve aí nos comentários ou venha participar dos cursos oferecidos (clique na imagem abaixo e saiba mais)!

Deixe seu Comentário

comentários