A Placenta

Órgão formado durante a gestação, implanta-se na parede do útero e é responsável pela nutrição do bebê, pelas trocas gasosas, regulação endócrina…ou seja, responsável pelo desenvolvimento do feto.
E se a placenta descolar do local onde ela “grudou” no útero?

Descolamento de Placenta

Pode acontecer a partir da 20ª semana de gestação ou durante o trabalho de parto, é potencialmente fatal tanto para a mãe quanto para o bebê se não for diagnostica a tempo.
Está na mídia , nos ultimos dia, fortemente a divulgação de informação a respeito do Descolamento prematuro de placenta, comumente chamado de DPP, pois a apresentadora Eliana comunicou que precisaria ficar de repouso absoluto até o fim da gravidez por estar com descolamento.

Causas do Descolamento

As causas não são totalmente esclarecidas, é sabido que há multiplos fatores que contribuem para o DPP, dentre eles a pressão alta, a idade avançada da mãe (considera-se aqui mães com mais de 35 anos), cigarro e drogas como álcool e cocaína, trauma abdominal, problemas de coagulação, infecções, ruptura prematura de membranas (bolsa estourar precocemente), baixa condição socioeconômica e muitos filhos.¹
Alguns estudos recentes também estão investigando a possibilidade do descolamento estar associado a uma possível implantação ruim já no início da gestação.²
E por que o repouso é necessário?

O repouso

Como já foi mencionado há um risco real de morte tanto para a mãe quanto para o bebê, dependendo do grau do descolamento e sangramento.
Mas o mais habitual é o nascimento prematuro do bebê por necessidade de intervenção cirúrgica para retirar a placenta descolada e parar com o sangramento que ocorre.
O repouso, então, é importante para que evite-se a movimentação da mãe, evitando que a placenta desgrude ainda mais do útero e é realizado o controle diário dos batimentos do bebê, da pressão arterial da mãe, do sangramento vaginal caso ocorra…
Dependendo do grau do DPP pode ser um repouso relativo em que a mãe pode levantar e tomar banho, caminhar pela casa ou repouso absoluto em que ela não sai da cama.
Por esse motivo a apresentadora Eliana ficará internada e de repouso até que seu bebê nasça.

DPP é sério e precisa ser muito bem acompanhado!

 

¹Descolamento prematuro de placenta:relato de caso. Rev Med Minas Gerais.2010; 20 (Supl 1): S107-09
²Cande VA et al. First-Trimester and Second Trimester Maternal Serum Biomarkers. Obstetric & Ginecology. 2017; 129(3): 465-427

Deixe seu Comentário

comentários