Primeiro de tudo

A fisiologia do sono dos bebês não é igual ao sono de um adulto. Ponto final! Tá Bruna, e o que isso quer dizer? Quer dizer que eles não conseguem adormecer sozinhos (por livre e espontânea vontade) e também precisam de um ritual de no mínimo 20 minutos para conseguir embalar no sono.
Aí você me pergunta: então quer dizer que é por isso que meu filho acorda toda vez que tento colocá-lo no berço? Te respondo: bemmmm provável!

Fisiologia do sono dos bebês

Resumidamente, pois isso dá um capítulo de livro….os ciclos de sono dos bebês, após os 20 minutos para que eles adormeçam, duram cerca de 60 minutos em sono profundo e logo depois já entram em sono leve que dura mais uns 10 minutos com grandes chances do despertar nesse período. Ou seja, trocando em miúdos a chance do bebê despertar acontece a cada 1 hora.
Dessa forma, você pode perceber que o sono dos bebês são mais curtos e leves que de um adulto e a natureza é tão sábia que faz isso propositadamente.
Vou explicar melhor, no primeiro mês de vida do bebê o estômago comporta de 80-160ml (menos que um copo de requeijão) e a digestão do leite materno é muito rápida, portanto se o bebê não acordasse para mamar seu organismo seria prejudicado e sua sobrevivência também!
Então que bom que eles acordam e que a natureza é sábia!

Desenvolvimento

Mas o que você quer mesmo saber é quando seu bebê dormirá a noite toda? Bom, a resposta é: varia muito de bebê para bebê e qual é a alimentação que ele está recebendo (leite materno exclusivo, leite artificial ou mista). Contudo, em média lá pelos 3 meses de idade os bebê passam a dormir um pouco mais de tempo nos períodos noturnos, sendo que no início desses períodos maiores de sono ele pode querer ficar mais grudado em você durante o dia (já que ficou “sem você” durante à noite).
Vale lembrar que existem alguns períodos do desenvolvimento e crescimento que alteram o padrão do sono, já falei disso com vocês (Desenvolvimento infantil e desmame precoce e O risco do segundo desmame!)

Atualidade

O fato é que tenho reparado nos meus atendimentos e em estudos recentes que o número de horas de sono dos bebês vem diminuindo, talvez uma interferência desse mundo globalizado? Talvez, mas é apenas um palpite que necessita de maiores estudos! O fato é que na prática isso já vem acontecendo e nós devemos selar pelas sonecas, pois elas são fundamentais para que não ocorra o efeito vulcão (falarei sobre isso na próxima semana).
Como agora você já sabe qual a fisiologia do sono, também já sabe que a soneca ao longo do dia é de no mínimo 1 hora (tempo de duração do sono profundo), se isso não está acontecendo com seu bebê então sua rotina precisa ser estudada e avaliada para organizar o sono do seu filho (a).
Criança que dorme, faz sonecas, é mais feliz e a família também!
Ainda tem dúvida, venha participar dos curso Mãe Coruja e bons sonhos!

Deixe seu Comentário

comentários