Introdução

Existe em livro para as consultoras em amamentação, chamado Core Curriculum for Lactation Consultant Practice, que é conhecido como nossa “bíblia”. Nele os aspectos psico-sociais de todo o processo de maternidade e paternidade é abordado.
Ao lê-lo fez muito sentido para mim e voou dividí-lo com vocês.

Estágios da Parentalidade

São 4 estágios: busca de informação, formal, informal e pessoal.

No estágio 1 há uma antecipação ao “problema” e uma busca por informações sobre o novo universo que passam a vivenciar com a gravidez.
Com o nascimento surge o estágio 2, formal, em que há uma confusão geral e até discordância do casal e família sobre o que eles leram e o que eles vivenciam.
O estágio 3, informal, é quando os pais começam a relaxar nas regras rígidas que a sociedade impõe e passam a curtir o momento.
O último e 4º estágio é o pessoal, quando os pais desenvolvem maneiras de estabelecer seus próprios cuidados.
Não existe um tempo estabelecido para que esses estágios acontecem, simplesmente os pais vão evoluindo a cada etapa e caminhando em seu próprio tempo.

Observações Importantes

Uma observação muito interessante que existe nesses estágios é que os pais que seguem regras muito rígidas, como o baby training, na transição do estágio 2 formal, para o 3 informal sentem muita dificuldade de relaxar e curtir o momento. Para quem não conhece o baby training é um programa que marca os horários rígidos de alimentação (por exemplo de 3/3h), limite de contato (se chorar não pega no colo) e horários específicos de sono. O que é cientificamente comprovado que interfere negativamente no desenvolvimento do bebê.
Outra informação interessante é que, normalmente, esses pais que sentem essa dificuldade de mudar do estágio 2 para o 3, são profissionais ascendentes com mentalidade de carreira e atraídos por programas.

Conclusão

Como eu disse para mim fez muito sentido, pois é o que eu vivencio todos os dias em meu trabalho. Muitas vezes vocês pais não param para pensar sobre isso, mas lendo tenho certeza que vão se identificar, quem sabe assim relaxam e passam por todos os estágios de uma maneira mais leve!

Deixe seu Comentário

comentários