easy-dishes-tomake-for-your50th-birthdaydinner-party

O Períneo

É o conjunto de músculos que na mulher começa na vulva até o ânus e no homem começa na bolsa escrotal até o ânus. Esses músculos sustentam a bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus, são responsáveis por conter a urina e as fezes, além de ser importante na sexualidade e reprodução.

Se são músculos significa que você pode desenvolvê-los, exercitá-los e favorecer o fortalecimento do assoalho pélvico, certo?

Objetivo para o períneo

Certíssimo! E independentemente do seu objetivo para o períneo: melhorar o ato sexual, não perder urina ao tossir (incontinência urinária) ou ajudar no parto vaginal; conhecer o períneo e exercitá-lo é importante! Procurar ajuda de um profissional capacitado também (fisioterapeuta, enfermeiro estomoterapeuta) para direcionar os exercícios de acordo com cada necessidade: força, resistência ou coordenação motora!

Pensa comigo, se o períneo é o conjunto de musculatura que sustenta bexiga, útero, uretra… ele não deveria receber atenção especial durante a gravidez? Ele sustentará seu filho por 40 semanas (9 meses)! Será que só quem pensa em parto vaginal deveria preocupar-se com o assoalho pélvico?

Parto vaginal X Parto Cesárea

Obviamente que as mulheres que almejam um parto vaginal tendem a pensar no períneo, ou deveriam, mais do que as que desejam um parto operatório (cesárea), visto que esses exercícios ajudam a passagem do bebê pelo canal vaginal. Porém, mais uma vez reforço que o períneo faz a sustentação de diversos órgãos, inclusive do seu bebê.

E como esses exercícios (pilates, yoga, crossfit…) podem ajudar na gravidez? Ilustrarei na imagem abaixo, tudo começa com o fortalecimento do assoalho pélvico:

assoalhopelvicoforte

Períneo e as contribuições dos exercícios – Mãe Coruja Assessora Materna

Ou seja, exercitar o períneo traz qualidade a gestação, ao nascimento e a recuperação pós-parto. Os exercícios também devem ser realizados após o nascimento para ajudar a recuperar a musculatura, inclusive cesáreas (15 dias após procedimento) pelo motivo já citado anteriormente o excesso de peso durante o período gestacional.

São tantas coisas para pensar ao longo da gravidez: exames, consultas, enxoval, nova dinâmica familiar, novo papel na sociedade, tornar-se mãe….porém não esqueça de cuidar de quem cuida, VOCÊ!

Deixe seu Comentário

comentários