Quando eu digo que sou assessora materna dificilmente não preciso explicar em detalhes meu trabalho. Natural, quem aí sabe explicar de pronto o que eu faço?
Porém, percebo que para os mais jovens, entre 20-40 anos para ser mais específica, o meu trabalho faz muito sentido, já para os mais velhos, como minha avó, por exemplo, que está com 70 anos, explicar que eu assessoro famílias na amamentação é quase um sacrilégio.
As gerações antigas, podem perguntar, não sofreram tanto quanto nós; tiveram suas dificuldades no início, como qualquer pessoa que nunca vivenciou algo novo. Porém, os casos de dificuldades extremas são poucos.

Por que temos dificuldade?

Então, fico me perguntando e observando a realidade em que vivo constantemente “por que para nós – essa geração- amamentar é tão difícil?”
A primeira resposta que me vem a cabeça é que hoje temos mais informação, então falamos mais a respeito, divulgamos mais em todas as redes possíveis o que pode acontecer e antigamente essa difusão não acontecia nesse ritmo frenético, então, talvez, as informações não se espalhassem. Contudo, se temos mais informações então não deveria ser mais fácil?
Mas o que realmente me vem a cabeça é a forma como nossa população vem evoluindo, a cultura do ter e não do ser, a cultura das coisas fáceis e compráveis…
Amamentar é estar disponível de corpo e alma 100% do tempo, é abrir mão de você para doar-se 100% a outra pessoa. E quando foi nessa vida que você aprendeu a doar-se por outro alguém que não você mesmo? Quando foi nessa vida que você aprendeu que um dia haveria uma pessoa que não conseguiria sobreviver sem a sua atenção?
Você no máximo foi educado para ser gentil, ser empático, solidarizar-se, mas doar-se????Com certeza não!
Somo educados para buscar o melhor: o melhor emprego, o melhor carro, a melhor casa, a melhor posição socioeconômica, não somos educados para esse momento em que temos que deixar de ser egoístas e olhar verdadeiramente para o próximo, no caso, o próximo é nosso filho.
Não somo educados para transpor dificuldades, somo educados para buscar facilidades; por tudo isso que HOJE amamentar tem sido tãoooo difícil.
Porque buscamos facilidade, rapidez, tranquilidade e alegria em um momento que, mesmo que seja passageiro, reina o caos. O caos do novo, dos hormônios, dos medos, das dúvidas, dos palpites….qual a solução?
A solução é empoderar-se, informar-se, pedir ajuda, estudar e ter acima de tudo vontade para doar-se e perseverança para não desistir no primeiro empecilho.

Deixe seu Comentário

comentários