Introdução

Se você tem dúvidas se isso é um problema, eu te afirmo, SIM! O correto é respirar pelo nariz e não pela boca, é só você pensar quando estamos resfriados/gripados, a primeira coisa que fazemos é abrir a boca para conseguir respirar.

Pois bem, qual o problema disso?

Na verdade não é O problema, mas sim, OS problemas (plural)!
Em junho de 2019 eu estava no Congresso Brasileiro de Amamentação e uma palestra me chamou muita atenção, não só pela forma de transmitir o conhecimento do palestrante, Dr Pedro Vinha, mas porque aquilo que ele falava fazia TOTAL sentido para mim.
Eu buscava na memória algumas crianças e pensava: “nossa, agora está explicado”!
Até aquele momento eu não tinha parado para pensar nas outras complicações de bicos artificiais, eu havia estacionado nas complicações da amamentação e introdução alimentar. Foi um belo tapa na cara rs.

A Síndrome dos Respiradores Bucais, de acordo com o Dr Pedro, é definida como o conjunto de sinais e sintomas decorrentes de respirar pela boca. É importante dizer, novamente, que ninguém respira pela boca porque quer, respira pela boca porque não consegue respirar pelo nariz.
Alguns exemplos de complicações que a maioria das crianças que respira pela boca apresenta:

1) rinite, sinusite, bronquite, asma
2) dor de garganta de repetição, rouquidão
3) desvio de septo, adenoides hipertrofiadas
4) sono agitado, terror noturno, pesadelos recorrentes
5) alteração da fala, lábio superior curto, lábio inferior flácido
6) ansiedade, irritabilidade, déficit de atenção e hiperatividade
7) dentes superiores projetados para frente
8) queixo para trás
9) arcos dentários estreitos
10) alteração de postura: hiperlordose com barriguinha para frente

Tratamento: abordagem multiprofissional e aparelhos no “céu da boca” para alargar (boca e nariz) no sentido transversal. Porém, o mais importante de tudo isso é falar que nada disso precisa acontecer se houver PREVENÇÃO (aquilo que brasileiro não faz nem a pau juvenal). Previne-se todas essas alterações com amamentação e SEM bicos artificiais (chupeta, mamadeira, bico de silicone…), eles são os grandes vilões quando falamos em respiradores bucais, não só pela estética dos dentes (uma mordida aberta), é um problema MUITO mais sério, de estrutura óssea depois!

 

Deixe seu Comentário

comentários