Candidíase: parece que meu bebê tem uma lâmina na língua

Candidíase

A cândida é um fungo muito comum em nosso organismo, como todo e belo bichinho adora um ambiente quente, úmido e cheio de nutrientes. Ou seja, o seio materno e a boca do bebê são ambientes incrivelmente atraentes aos fungos!

Candidíase Mamária

Infelizmente, os profissionais da saúde estão pouco preparados para identificar a candidíase mamária, pois ficam esperando aquela cena clássica de placas esbranquiçadas, principalmente na boca do bebê (o famoso sapinho).
Porém, quando o foco inicial é o seio materno (diga-se de passagem o que mais tenho visto) dificilmente veremos as placas esbranquiçadas na língua e palato do bebê como a imagem abaixo.

Sinais e Sintomas

Para identificarmos a candidíase mamária o primeiro ponto a ser observado é a queixa materna, ardor, pontadas durante a amamentação e após o término, sensação que a língua do bebê tem uma lixa/gilete raspando no seio.
A coloração do seio também muda, ficando muito vermelho e/ou “desbotado” em alguns pontos, inclusive com aspectos esbranquiçados como se fossem bolhas.
É importante observar bem a coloração da pele do seio para que não surjam complicações associadas a bactérias.

Tratamento

O tratamento é com antifúngicos locais (na primeira escolha), podendo complementar com antifúngicos orais e em casos de lesões no seio a laserterapia.
É muito importante frisar que independentemente do bebê apresentar sintomas ou não ele também deve ser tratado, visto que a boca dele permanece sendo um veículo de transmissão, já que entrou em contato com o seio contaminado.
Em 24 horas já é percebido melhora nos sintomas, porém o tratamento deve acontecer por no mínimo 3 semanas. Claro que quem prescreve tudo isso é o médico.
Não há necessidade de interromper a amamentação durante o tratamento. Livre-se dos absorventes de seio o mais rápido possível, tome sol no seio todos os dias (se não houver lesão) e deixe-os arejados, ou seja, amamentou não precisa cobrí-los com o sutiã imediatamente, peito de índia (eu sempre recomendo). As conchas também, são usadas durante a amamentação para não pingar leite na roupa, depois retire-as e lave tudo muito bem, de preferência ferva! De preferência mais ainda não as use, deixe uma fraldinha de pano fazer a vez da concha e depois é só lavá-la.

Empoderar-se

Fiquem atentas ao seu corpo, aos sinais, informem-se, procurem orientações e ajuda, não aceite respostas prontas não importa quem seja o profissional! Ainda tem dúvidas, venha conhecer a Mãe Coruja e seu trabalho. Acesse nosso curso online: http://cursomaecoruja.com.br

Deixe seu Comentário

comentários

google-site-verification=RmYpjksdy2RwW3YRZ5sgSaDPBsITtviIOTI5mo3O9nA