Dificuldade do Bebê para Mamar

Sim meu povo! Existe bebê que tem dificuldade para mamar!
Os bebês nascem com o reflexo de sucção, isso não significa que eles sabem o que precisa ser feito, só significa que é um reflexo que será desenvolvido para que o bebê apreenda a mamar.
Os bebês podem nascer com a “língua presa” o frênulo língual que fica embaixo da língua pode impedir que essa língua se movimente de maneira adequada e consequentemente esse bebê terá dificuldade em ordenhar a mama adequadamente e matar a fome. São aqueles bebês que ficam horas pendurados no seio e sempre estão com fome. Ou bebês que dormem logo após começar o trabalho.
Outra dificuldade que pode acontecer é a musculatura facial, que auxilia no processo de sucção, ser flácida fazendo com que o bebê não tenha a força suficiente para executar a sucção.
Há a possibilidade de aversão oral, o bebê pode nausear ao sentir o seio na boca, ficando extremamente irritado e empurrando o peito.
Problemas posturais, como torcicolo congênito, também podem atrapalhar a efetividade da sucção!
Pois é, amamentar não é tão simples assim, principalmente porque envolve no mínimo 2 indivíduos: a mãe e o bebê (fora toda a rede que deveria ser de apoio) e esses 2 indivíduos precisarão trabalhar cada um com seus respectivos aprendizados em paralelo ao aprendizado do outro. É muito lindo na teoria e muito árduo na prática!
Mas o importante disso tudo é saber que ninguém nasce sabendo, bebê pode ter suas dificuldades e aprendizado e mãe também!
Você teve alguma dificuldade? Me conta! E se estiver passando por alguma dificuldade saiba que existem profissionais especializados que podem te ajudar: fono, consultora, osteopata!

Deixe seu Comentário

comentários