O que é higiene do Sono

Higiene do Sono

Bom, como o próprio nome (quase diz kk) é realizar uma limpeza para facilitar o adormecer!

Sim, facilitar o adormecer, não é nossa responsabilidade ensinar nossos filhos dormirem, eles já sabem fazer isso desde o intra-útero, nós somos apenas os facilitadores desse momento, transmitindo os 3 Cs do adormecer (calma, conforto e consistência).
Calma, pois você é o corregulador do seu filho, ou seja, ele vai se comportar da mesma forma que você, se você está com presa ansioso para que ele durma logo, ahhh garanto que ele vai demorar muito para conseguir relaxar, pois ficará ansioso também.
Conforto, pois o ambiente deve estar em temperatura agradável, a roupa de dormir confortável sem etiquetas pinicando ou tecidos duros e ásperos. As luzes apagadas, um ambiente mais quieto e tranquilo.
Consistência, pois os rituais devem se repetir igualmente todos os dias dando previsibilidade e consequentemente segurança para a criança, pois ela saber tudo o que vai acontecer e relaxa.

Então, resumindo, a higiene do sono é cuidar do ambiente que a criança irá dormir, portanto:

  1. Após às 18h começar a diminuir o excesso de luz, principalmente as brancas.
  2. Jantar pelo menos 2h antes de dormir (depende da idade).
  3. Criar rituais de sonecas e noturnos para dar previsibilidade para o dormir.
  4. Cuidar da temperatura do quarto (muito calor prejudica o relaxamento).
  5. Cuidado com excesso de estímulos no quarto, na cama, no berço.
  6. Ruído branco até 1 anos de idade pode auxiliar no relaxamento (50-60 dB).
  7. Roupas confortáveis e macias.
  8. Objeto de transição (naninha) é de escolha da criança e não dos pais, bebês não devem utilizar por risco de sufocamento.
  9. Telas: TV, iPad, celular não devem ser oferecidos a crianças, principalmente antes de dormir.

Esteja disponível pelo menos 1h30 exclusivamente para seu filho no momento de dormir, você verá o quanto isso faz a diferença!

Eu tenho um audio book disponível gratuitamente com dicas para implementar clique aqui.

Quer saber mais sobre isso e como melhorar a qualidade de sono da sua família? Acesse o curso online Método Melatonina Ativa

Deixe seu Comentário

comentários

google-site-verification=RmYpjksdy2RwW3YRZ5sgSaDPBsITtviIOTI5mo3O9nA