O sono do bebê de 4 meses

É muito comum as clientes me procurarem desesperadas próximo dos 4 meses do bebê com a seguinte fala: “não sei o que estou fazendo de erro, mas ele (a) dormia subir bem e agora acorda de hora em hora, principalmente de madrugada”.

E a minha resposta é quase um mantra: “Te entendo, é uma mudança natural que acontece com todos os bebês!”

Isso acalma momentaneamente os pais, pois entendem que é algo fisiológico, ou seja, não depende de ninguém, simplesmente irá acontecer. Mas, isso não significa que os pais não devam fazer nada e só aguardar!

É uma mudança, natural e fisiológica, porém a criança precisa de ajuda para se reorganizar nessa nova situação. Erroneamente as pessoas costumam chamar essa fase de regressão do sono, quando na verdade é uma evolução do sono.

Até o 4º mês o bebê tem ciclos de sono de 50 minutos que se dividem igualmente em sono ativo (25min) e sono quieto (25min); agora ele passará a ter ciclos de sono de 90 min com outras etapas mais complexas. É por isso que ele acaba tendo tanto despertares, é tudo muito novo e isso traz insegurança.

Como nós já vimos no texto sobre higiene do sono os bebês precisam dos 3C e isso traz segurança e previsibilidade o que ajuda na readaptação da criança com esse novo modelo de sono.

E o que mais posso fazer para melhorar, você pode me perguntar? E a minha resposta é sempre a mesma:

“Nós plantamos agora, entre 4-6meses, para colher no futuro”. Pois, até o 6º mês o sono estará muito similar ao ciclo de sono de um adulto, portanto, cuidando do sono da criança o quanto antes, nós cuidamos da saúde de toda a família. Uma vez que sono envolve outros 5 aspectos na nossa vida e essa engrenagem só gira junta: nutricional, emocional, neurológica, comportamental e físico + fisiológico.

Quer saber mais sobre o sono infantil dos 0-6 meses, então acesso meu Workshop gravado: Combo do Soninho.

Quer saber sobre sono infantil de maneira geral, até 11 anos de idade e tirar suas dúvidas comigo toda semana? então acesso o curso integral Melatonina Ativa.

Quer algo mais personalizado? Entre em conto pelo site do site ou direto no

 

Deixe seu Comentário

comentários

google-site-verification=RmYpjksdy2RwW3YRZ5sgSaDPBsITtviIOTI5mo3O9nA