24 de maio de 2017
By Bruna Collaço
amamentação, amamentação, Assessoria, Família, leite materno, sobre amamentação
Quando eu digo que sou assessora materna dificilmente não preciso explicar em detalhes meu trabalho. Natural, quem aí sabe explicar de pronto o que eu faço?
Porém, percebo que para os mais jovens, entre 20-40 anos para ser mais específica, o meu trabalho faz muito sentido, já para os mais velhos, como minha avó, por exemplo, que está com 70 anos, explicar que eu assessoro famílias na amamentação é quase um sacrilégio.
As gerações antigas, podem perguntar, não sofreram tanto quanto nós; tiveram suas dificuldades no início, como qualquer pessoa que nunca vivenciou algo novo. Porém, os casos de dificuldades extremas são poucos.
Por que temos dificuldade?
Então, fico me perguntando e observando a realidade em que vivo constantemente “por que para nós – essa geração- amamentar é tão difícil?”
A primeira resposta que me vem a cabeça é que hoje temos mais informação, então falamos mais a respeito, divulgamos mais em todas as redes possíveis o que pode acontecer e antigamente essa difusão não acontecia nesse ritmo frenético, então, talvez, as informações não se espalhassem. Contudo, se temos mais informações então não deveria ser mais fácil?
Mas o que realmente me vem a cabeça é a forma como nossa população vem evoluindo, a cultura do ter e não do ser, a cultura das coisas fáceis e compráveis…
Amamentar é estar disponível de corpo e alma 100% do tempo, é abrir mão de você para doar-se 100% a outra pessoa. E quando foi nessa vida que você aprendeu a doar-se por outro alguém que não você mesmo? Quando foi nessa vida que você aprendeu que um dia haveria uma pessoa que não conseguiria sobreviver sem a sua atenção?
Você no máximo foi educado para ser gentil, ser empático, solidarizar-se, mas doar-se????Com certeza não!
Somo educados para buscar o melhor: o melhor emprego, o melhor carro, a melhor casa, a melhor posição socioeconômica, não somos educados para esse momento em que temos que deixar de ser egoístas e olhar verdadeiramente para o próximo, no caso, o próximo é nosso filho.
Não somo educados para transpor dificuldades, somo educados para buscar facilidades; por tudo isso que HOJE amamentar tem sido tãoooo difícil.
Porque buscamos facilidade, rapidez, tranquilidade e alegria em um momento que, mesmo que seja passageiro, reina o caos. O caos do novo, dos hormônios, dos medos, das dúvidas, dos palpites….qual a solução?
A solução é empoderar-se, informar-se, pedir ajuda, estudar e ter acima de tudo vontade para doar-se e perseverança para não desistir no primeiro empecilho.

Deixe seu Comentário
comentários