Introdução
O teste da linguinha é um exame padronizado, ou seja, todo mundo deve realizá-lo da mesma foram e utilizando o mesmo material. Além de ser Lei Federal (nº 13.002, de 20 de junho de 2014) em todas as maternidades do país.
Avaliação
A língua não serve só para chupar sorvete, ela tem diversas funções e no recém-nascido tem importância crucial no processo de aprender a mamar.
O teste da linguinha é realizado para diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa.
“Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos”.
A língua presa pode comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. O protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês (Teste da Linguinha) foi desenvolvido e validado durante o mestrado e doutorado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
Os profissionais da área da saúde devem estar capacitados e atentos para avaliar o bebê ainda na maternidade, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor!
Essa avaliação envolve a parte clínica e a parte funcional.

O que temos que avaliar